A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que o mundo tivesse que se reinventar. Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de cumprirmos a quarentena, mantermos o isolamento social, utilizarmos máscaras ao sairmos de casa e tomarmos diversos cuidados em relação à higiene, inúmeros setores precisaram adaptar o seu funcionamento.
O turismo, talvez, tenha sido um dos mais afetados, tendo em vista que as viagens não essenciais ficaram suspensas por um bom tempo. Agora, com a reabertura gradual acontecendo no Brasil, a rede hoteleira volta a abrir as portas, tomando uma série de cuidados.
Sendo assim, o aluguel de temporada na pandemia também precisou se adaptar para continuar recebendo os seus hóspedes. Confira o nosso post e veja quais são as recomendações tanto para quem é anfitrião quanto para quem será hóspede.
O que é o aluguel de temporada?
O aluguel de temporada oferece diversos benefícios para ambos os lados. Para o proprietário, há a possibilidade de fazer uma renda extra, que pode acontecer somente na alta temporada ou, até mesmo, durante o ano inteiro. Depende da disponibilidade do imóvel e de onde ele está localizado.
Normalmente, quem aluga por temporada tem menos problemas com inadimplência, uma vez que o pagamento deve ser realizado de maneira adiantada e ainda pode ser exigida uma garantia para que a casa ou o apartamento sejam devolvidos nas condições em que foram locados. Tudo dependerá da negociação que será realizada.
Já para quem está viajando, a possibilidade de se hospedar num ambiente diferente dos hotéis traz a sensação de aconchego e de privacidade. Os imóveis por temporada costumam estar completamente equipados e incluem uma taxa de limpeza, logo, não é preciso ter a preocupação de levar nenhum item extra na mala, como lençol ou toalha.
Para quem vai viajar com a família ou um grupo de amigos, ou, até mesmo, passar um tempo a mais na cidade, essa opção permite “viver como um local”. Um dos pontos positivos mais levantados pelos hóspedes é ter a oportunidade não apenas de economizar com a alimentação, mas também de poder comer melhor, não precisando ficar refém de restaurantes, de comidas com muito sódio ou sem os nutrientes necessários.
Não é à toa que essa tem sido uma modalidade de hospedagem que tem crescido no mundo inteiro, não apenas no Brasil.
Como o aluguel de temporada se adaptou na pandemia?
A pandemia fez com que todos os setores precisassem se adaptar e buscassem novas maneiras de atuação para diminuir o impacto econômico causado pela quarentena. No setor do turismo, a principal preocupação era a de retomar as atividades, oferecendo ainda mais conforto e segurança para os clientes.
Com o aluguel de temporada, não foi diferente. É preciso estar sempre atento às recomendações da OMS e das autoridades públicas locais para se manter condizente com as melhores práticas do mercado. Nós listamos algumas dessas adaptações nos tópicos abaixo.
Maior atenção à limpeza
A limpeza sempre foi uma das preocupações primordiais dos anfitriões que querem ser bem avaliados e causar um impacto positivo nos hóspedes, no entanto, agora, os cuidados foram redobrados.
É preciso ir além de tirar o pó das superfícies e passar pano na casa, uma vez que todas as áreas precisam ser devidamente desinfetadas com álcool 70%, principalmente aquelas com um fluxo alto de pessoas, como cozinha, sala e banheiro.
Todos os utensílios também precisam estar bem limpos antes de serem guardados. Alguns itens, como esponja de louça, sabonetes e outras utilidades, devem ser de uso individual para evitar o contágio cruzado.
Disponibilização de álcool em gel
Enquanto a vacina não for desenvolvida, e a população, devidamente imunizada, alguns hábitos ficarão conosco. Um deles é a utilização do álcool em gel, tanto em casa quanto para sair. Por isso, um anfitrião atento às boas práticas deve disponibilizar o produto para os seus hóspedes, para que eles façam a higienização correta das mãos e de outros utensílios sempre que chegarem da rua.
Manutenção de um maior tempo entre as hospedagens
Antigamente, era comum haver apenas uma hora de diferença entre o check-in e o check-out. Agora, essa é uma realidade impraticável. Como a atenção com a limpeza precisa ser redobrada, o anfitrião, com certeza, precisará de mais tempo para realizar tudo com o cuidado necessário.
O ideal é aguardar 72 horas entre uma hospedagem e outra. Se não for possível, é fundamental dar uma pausa de, pelo menos, 24 horas; abrir as janelas e fazer o ar circular para tentar eliminar ao máximo qualquer possibilidade de contágio.
Uma boa ideia é colocar capas em móveis, como sofá e cadeiras da sala de jantar e cozinha. Dessa maneira, sempre que um hóspede sair, você poderá lavar as capas e oferecer ainda mais segurança para os próximos clientes.
Priorização do check-in virtual
Nesse período, é recomendado evitar contato com outras pessoas, por isso, vale a pena investir no check-in virtual. Se o imóvel contar com uma portaria 24 horas, por exemplo, é possível deixar todas as informações dos hóspedes com o funcionário do condomínio e ele apenas entregará as chaves.
No entanto, tenha atenção! Se não for possível o check-in ou check-out de forma virtual, não abra mão de usar máscaras e luvas. Dessa maneira, todos estarão em segurança.
Flexibilidade
Por causa da pandemia, todos nós estamos lidando com situações um tanto imprevisíveis. Logo, é preciso existir certa flexibilidade entre hóspede e anfitrião, principalmente no que diz respeito ao contrato e às condições para cancelamento, remarcação e reembolso.
Portanto, antes de fechar qualquer negócio, é fundamental verificar a reputação da empresa intermediadora e negociar qualquer cláusula que possa parecer abusiva. Vale a pena contar com uma assessoria imobiliária especializada na locação por temporada e que já tenha adequado os seus serviços para a atual realidade.
Obediência aos decretos municipais
Estamos atravessando um momento difícil e que precisa ser enfrentado com algum senso de coletividade. Por isso, é muito importante respeitar as regras locais e seguir as orientações da OMS. Sabemos que, após tanto tempo de quarentena e lockdown em alguns lugares, todos nós estamos aflitos por alguma retomada econômica, no entanto, é necessário seguir as regras para que ela seja feita com segurança e para que todos nós possamos retornar à normalidade aos poucos.
Portanto, se possível, priorize destinos que estejam com o contágio relativamente controlado e que apresentem um plano de reabertura para o turismo, com a finalidade de manter todos os envolvidos em segurança, e não se exponha além do recomendado, ok?
O aluguel de temporada na pandemia foi afetado assim como outros setores, mas, tomando os cuidados básicos e respeitando as recomendações, é possível aproveitar as férias ou até mesmo viajar a trabalho.
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