Sair do aluguel e comprar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, se você ainda não conseguiu juntar dinheiro suficiente para comprar o seu imóvel à vista, não precisa ficar preocupado.
Felizmente, no Brasil, há diversas opções de crédito para comprar casa nova ou usada.
Então, confira o nosso post e aprenda mais sobre o assunto, conhecendo os tipos disponíveis. Boa leitura!
Conheça os tipos de crédito para comprar casa
Há algumas opções de crédito para comprar casa e, por isso, vale a pena conhecê-las antes de fazer a sua escolha. As mais conhecidas são o financiamento e o consórcio e nós vamos falar melhor sobre elas nos tópicos a seguir.
Financiamento
O financiamento imobiliário é o crédito concedido por uma instituição financeira com a finalidade de comprar um imóvel novo ou usado, que pode ser uma casa, um apartamento ou um terreno. As taxas de juros são menores do que as de empréstimos convencionais, e o prazo para pagamento também é bastante flexível, chegando a até 35 anos.
Para tanto, o comprador deve pagar um valor à vista de entrada, que será calculado pelo banco de acordo com a renda familiar. Lembrando que o valor da parcela do financiamento não poderá exceder 30% da renda bruta que for declarada no momento da aquisição.
Nessa modalidade, é possível utilizar o FGTS na entrada, bem como para amortizar o saldo devedor a cada dois anos, ou, ainda, para pagar até 80% do valor das parcelas a cada ano. O financiamento conta com duas principais modalidades e falaremos melhor sobre elas nos tópicos abaixo.
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
O SFH é o sistema mais popular no Brasil, sendo regulamentado pela Lei n. 4.230/1964, em que constam regras sobre a taxa de juros, a quota e os prazos para pagamentos. Dentro dessa modalidade, estão incluídas todas as operações contratadas com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e do FGTS, inclusive o Programa Minha Casa, Minha Vida (que será modificado para o Casa Verde e Amarela).
Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
O SFI não é tão conhecido pela população brasileira, mas foi criado pela Lei n. 9.514/1997 com o intuito de suprir as necessidades que não eram atendidas pelo SFH. Uma das diferenças entre as modalidades é que, no SFI, a garantia utilizada é a alienação fiduciária e não a hipoteca, o que facilita a retomada do imóvel caso haja inadimplência, por exemplo. Isso é bom para as instituições financeiras, mas nem tanto para os compradores.
Apesar de ser uma modalidade relativamente antiga, ela não é amplamente difundida pelo país e apenas a Caixa Econômica Federal oferece financiamentos utilizando-a, o que também acaba sendo mais “engessado” para quem pretende comprar.
Consórcio
O consórcio imobiliário é uma maneira programada de comprar a sua casa. Por meio dele, um grupo de pessoas se reúne para formar um fundo com a finalidade de adquirir bens da mesma natureza. Há três maneiras de ser contemplado, que são as seguintes:
- sorteio;
- lance;
- encerramento do grupo.
Quando um consorciado é sorteado ou oferece o maior lance na assembleia, a carta de crédito no valor contratado é liberada e ele pode efetuar a compra do imóvel escolhido. No entanto, em vez de realizar um financiamento e pagar parcelas para o banco, ele seguirá pagando as quotas do consórcio, sendo que o bem escolhido servirá como garantia em caso de inadimplência. Por tal motivo, também podemos entender essa modalidade como crédito para comprar a sua casa.
O ponto positivo é que o consórcio conta apenas com a taxa de administração, não sendo necessário arcar com os juros do financiamento, por exemplo, o que acaba tornando a aquisição mais barata. Por outro lado, tal modalidade não é indicada para quem tem pressa.
Além de encontrar o crédito para comprar casa adequado para você, também é necessário conhecer outros relacionados ao uso do FGTS ou qual taxa utilizar — se a TR, a IPCA ou a taxa fixa, por exemplo. Por isso, é fundamental contar com uma assessoria especializada no assunto que seja capaz de tirar todas as suas dúvidas, além de fazer a melhor escolha para a sua realidade, aproveitando, inclusive, as oportunidades oferecidas pelo governo.
Você está nessa procura? Então, entre em contato, marque um horário conosco e conheça os serviços que oferecemos.