Além de ser a única península do estado de Santa Catarina, Bombinhas é considerada a capital do Mergulho Ecológico — assim, um dos melhores destinos para férias na região sul. A cidade conta com grande biodiversidade marinha e possui diversas belezas naturais.
Bombinhas é a cidade ideal no sul brasileiro para quem deseja praticar o mergulho, seja você profissional ou amador, pois conta com alguns dos painéis subaquáticos mais notáveis do país.
Neste post, vamos mostrar as opções disponíveis para que você e a sua família possam incluir essa atividade no seu roteiro de viagem e praticar mergulho em Bombinhas. Continue a leitura para saber mais!
Por que fazer mergulho em Bombinhas?
A cidade de Bombinhas está localizada entre duas diferentes correntes marinhas, a Brasileira e a das Malvinas, que fornecem águas frias e quentes para a região, tornando o ambiente favorável para o abrigo dos animais marinhos — principalmente peixes, arraias, tartarugas e corais — no fundo do mar local.
A visibilidade do mar em Bombinhas para mergulho é de apenas 21 metros, um pouco reduzido comparada à de outras regiões, mas isso é compensado pela diversidade de vida marinha e pelos navios naufragados no local, que tornam o mergulho ainda mais fascinante.
Onde fazer mergulho em Bombinhas?
A infraestrutura da cidade é algo que chama a atenção de turistas e mergulhadores, além das praias de água cristalina na cidade, a presença de boas escolas e operadoras de mergulho devidamente credenciadas e autorizadas traz conforto e segurança para os mergulhadores amadores e profissionais.
Como a cidade de Bombinhas é extremamente favorável para a prática de atividades aquáticas, incluindo o mergulho, existem alguns locais na região que podem ser mais propícios para a realização dessa atividade com segurança. Listamos abaixo alguns deles:
Praia de Bombinhas
É considerada uma das melhores praias do país e conta com um pouco mais de 1 km de extensão, suas águas cristalinas são perfeitas para o mergulho. A praia não apresenta fortes correntezas e é um bom local para os iniciantes.
Praia da Lagoinha
A Praia da Lagoinha é indicada para o mergulho tanto para iniciantes como para quem já tem alguma experiência. A região é procurada com frequência pela temperatura e limpidez das suas águas, onde também é possível um contato direto com os peixes locais.
Praia da Sepultura
É uma das praias principais e um dos pontos mais indicados para mergulho em Bombinhas. Com quase 100 metros de extensão, a praia é ideal para os iniciantes, suas águas são calmas e cristalinas, sendo, assim, um local ideal para treinar a prática.
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo
A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é uma localidade que faz parte do Patrimônio Natural e Arqueológico do litoral do Brasil e conta com as Ilhas do Arvoredo, Galés, Deserta e Calhau de São Pedro. Para mergulho, os melhores pontos estão nas Ilhas do Arvoredo e Galés, as quais contam com uma limitação do número diário de visitantes, sendo necessário conseguir uma autorização do Ibama.
Ilha do Macuco
A Ilha do Macuco está no Parque Municipal do Morro do Macaco, na Enseada do Mariscal. É uma região que desperta o interesse de muitos visitantes por contar com diversos naufrágios. Nos seus arredores, há a embarcação Orion, com muitas espécies de vida marinha. O Orion naufragou em 1912, felizmente com todos os tripulantes e passageiros salvos.
Qual a melhor época do ano para o mergulho em Bombinhas?
O mergulho é uma atividade que não tem muitas restrições, porém a prática em Bombinhas é mais indicada no verão e no início de outono, época em que as águas estão mais quentes, tornando o mar mais favorável.
Neste post, vimos como funciona o mergulho em Bombinhas e quais os lugares mais indicados na cidade para essa prática. Com tantos atrativos e belezas naturais, é algo que não pode faltar nas suas próximas férias em família.
Se você gostou de saber um pouco mais sobre como funciona o mergulho em Bombinhas, comente no post se é uma atividade que você faria e se vai entrar no roteiro da sua próxima viagem!