A Bandeira Azul é um tipo de selo oferecido, todos os anos, para as praias, marinas e embarcações que tenham cumprido alguns requisitos de segurança, bem-estar, infraestrutura, informação e qualidade ambiental. Todos os locais que recebem a Bandeira Azul ganham autorização para utilizar aquela marca, que é considerada um indicativo de boa qualidade.
O programa incentiva esses locais a melhorarem sua estrutura e a investirem mais na preservação do meio ambiente e no conforto dos usuários. Cada vez mais, praias brasileiras podem ostentar esse poderoso símbolo. Quer saber mais sobre como o Programa Bandeira Azul funciona? A gente conta para você!
Entenda mais sobre o programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul foi desenvolvido com o foco na educação para o crescimento sustentável. Ele foi criado em Portugal, pela Associação Bandeira Azul da Europa, e tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade nas praias, sejam elas costeiras, sejam elas fluviais, sejam elas lacustres — assim como as marinas e as embarcações de lazer.
Para conquistar esse selo, é necessário realizar uma candidatura e cumprir uma série de critérios relacionados com a educação ambiental, a qualidade da água, a informação aos usuários, a gestão do meio ambiente, a segurança, a responsabilidade social, os serviços e o envolvimento da comunidade.
Ele é um símbolo que evidencia o esforço das mais diversas organizações no sentido de permitir a coexistência entre as espécies, respeitando o meio ambiente e as comunidades locais, sempre por meio de um trabalho de conscientização da população.
Saiba quais os critérios para a certificação
Os critérios para ganhar a Bandeira Azul dependerão da categoria. No caso das praias e dos balneários, é necessário que suas fronteiras sejam oficialmente reconhecidas e que, pelo menos, haja um ponto de coleta para a análise da água.
Já no caso das marinas, para que possam se candidatar à Bandeira Azul, elas devem ser uma área para barcos de passeio, a motor ou à vela, em águas costeiras ou interiores, e ser oficialmente reconhecidas. Se for demarcada com clareza, a marina pode, ainda, ser parte de um complexo portuário.
Para as embarcações turísticas que queiram fazer parte do Programa Bandeira Azul, é necessário que proporcionem atividades turísticas, em barcos à vela ou a motor, com os documentos atualizados, e que sejam pilotadas por capitães qualificados e com práticas sustentáveis.
A partir daí, cumpridos esses requisitos mínimos, serão observados diversos itens dentro dos critérios preestabelecidos, como a informação e a educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e a segurança.
Conheça algumas praias que já receberam a Bandeira Azul no Brasil
No Brasil, existem muitas praias que já receberam o selo do Programa Bandeira Azul. Podem ser citadas a praia do Peró, em Cabo Frio/RJ; Guarajuba, no estado da Bahia; Malhada, no Ceará; e a Prainha, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.
Porém, algumas das mais recentes são as praias de Mariscal e Quatro Ilhas, em Bombinhas, no estado de Santa Catarina. Elas foram aprovadas em 2019 pelo júri internacional, passando, a partir de então, a ser consideradas duas das melhores áreas para os usuários.
A praia de Mariscal
Trata-se de um lugar paradisíaco, com águas lindas e claras, areia branca e ampla vegetação nativa. Recebeu o nome por conta da grande quantidade de mariscos que exibe em sua costa. Lá, você pode mergulhar com snorkel ou surfar, porque há pontos com mar calmo e outras áreas com boas ondas para esta prática. Vale a pena também fazer stand up paddle ou pesca esportiva.
Você pode ainda visitar o mirante próximo para curtir o visual, fazer a trilha do Morro do Macaco (que fica pertinho) ou investir em caminhadas ao longo dos seus quatro quilômetros de extensão.
A praia Quatro Ilhas
Uma bela praia, com plantas nativas em sua orla e uma das melhores da região para quem gosta da prática do Surf. Areia e águas limpíssimas, porém com mar um pouco mais agitado. Tem um visual encantador para aproveitar uma tarde linda com família ou amigos, pegar sol, relaxar ou fazer trilhas ecológicas no morro que deixa ainda mais bonito seu um quilômetro de extensão.
Receber a certificação do Programa Bandeira Azul é o resultado de muito esforço por parte das entidades governamentais e dos grupos de apoio. Afinal, os critérios são meticulosos para garantir a qualidade para os banhistas e a veracidade das soluções sustentáveis aplicadas em cada uma delas. Certamente, é mais um passo rumo à responsabilidade ambiental e social!
Você já conhecia algumas dessas praias? Continue em nosso blog, leia nosso outro conteúdo e descubra as belezas da praia da Sepultura, em Bombinhas.
Y bombas no entra en bandera azul
Bombas es otra playa de Bombinhas y no es Bandeira Azul.
Apenas las playas de Quatro Ilhas y Mariscal en Bombinhas tienen el certificado de Bandeira Azul.
Buenas tardes,
Por favor, Buscamos alojamiento (apartamentos o casa) para nuestra familia integrada por 12 adultos y 11 niños, con
Check in 04 de Enero 2020, check out 12 de Enero
NO es necesario estar todos juntos, aunque seria conveniente estar en lugares próximos.
Pueden alojar a cada familia en un apartamento, o 2 familias juntas… Esperamos ustedes puedan sugerir la mejor forma de alojarnos.
DETALLE del grupo completo:
Matrimonio 1: 2 adultos + 3 niños de 4 , 7 y 14 años
Matrimonio 2: 2 adultos + 3 niños de 5 , 10 y 14 años
Matrimonio 3: 2 adultos + 2 niños de 5 y 6 años , y 1 bebe de 2 años
Matrimonio 4: 2 adultos +1 bebe de 2 años
Matrimonio 5: 2 adultos + 1 niño de 4 años
Matrimonio 6: sin niños
( Por ejemplo, nos gustó el
o imóvel LM141)
Esperamos sus noticias,
Gracias,
Ana