Trabalho que muitas vezes se estende pelo fim de semana, trânsito caótico, pouco contato com a natureza e poluição (sonora e visual) que se espalha pela cidade. Parece familiar? Pois é, essa é uma realidade que vários brasileiros enfrentam diariamente e que tem provocado uma onda de doenças e problemas mentais.
Não é à toa que, nos últimos anos, cresceu um movimento de conscientização da importância de trazer o verde para as nossas vidas e de como o meio ambiente pode impactar positivamente o bem-estar e a saúde de todos.
Pensando nisso, listamos cinco benefícios de se conectar com a natureza que mostram por A + B como vale a pena adotar esse hábito na sua rotina. Acompanhe!
1. Alívio de problemas psicológicos
O primeiro deles é o alívio, muitas vezes imediato, de problemas psicológicos. Aqui, podemos destacar estresse, ansiedade, depressão, transtorno do pânico e síndrome de burnout.
O motivo disso é simples: você se afasta daquele cotidiano puxado, corrido e desgastante para ter aventuras, experimentar algo novo, praticar hobbies, relaxar, dormir melhor e passar bons momentos com familiares e amigos. Isto é, coisas positivas para o seu bem-estar mental.
2. Redução da fadiga
Outro benefício do contato com a natureza é a redução da fadiga que afeta diretamente a memória, a concentração e a disposição. Isso porque o período que você passa próximo do meio ambiente abrange atividades, programas e afazeres não só divertidos, leves e prazerosos, mas também completamente diferentes daqueles que ocorrem no seu dia a dia.
Basta lembrar que muitas tarefas domésticas e funções do trabalho são repetitivas, envolvem prazos, cobranças e metas a serem atingidas. Com o tempo, tudo isso gera desgaste, pressão excessiva e sensação de esgotamento — que são sintomas da fadiga.
3. Espaço para se exercitar
Ao frequentar praias, parques, mirantes, morros e afins, você tem o espaço ideal para se exercitar diariamente. É possível fazer trilhas e caminhadas, nadar, mergulhar, jogar vôlei e futevôlei, praticar yoga, pilates e muito mais.
Ou seja, quem quer se manter em forma, emagrecer, aumentar a resistência ou simplesmente praticar um esporte, encontra um ambiente propício aos mais diferentes tipos de atividades físicas.
4. Melhora na socialização
Áreas ao ar livre e cercadas pelo meio ambiente estimulam a socialização — e é fácil entender o porquê. Afinal, são ótimos locais para onde você pode viajar com a família, ter uma segunda lua de mel, levar os amigos para celebrar uma data especial, e por aí vai.
Além disso, muitas das atividades físicas que citamos no tópico anterior são realizadas coletivamente. Logo, há diversos incentivos para você interagir, conhecer e confraternizar com outras pessoas.
5. Aprendizado sobre o meio ambiente
Por fim, o contato com a natureza ainda promove ganho de conhecimento e aumento do seu background cultural. Isso porque, naturalmente, você começa a pesquisar e a se informar sobre o meio ambiente, as características da flora e da fauna da região que frequenta e, de quebra, o que pode e deve ser feito para preservá-lo.
Como deu para ver, o contato com a natureza faz bem não só para o corpo, mas principalmente para a mente. Por isso, comece já a mudar a sua rotina e a inserir nela alguns tons de verde para ter mais saúde e qualidade de vida.
Quer uma dica de destino perfeito para essas experiências? Recomendamos a Praia da Tainha, um paraíso em Bombinhas que você precisa conhecer!
Parabéns pelo seus Artigos, interessante!!
Que continues sempre Assim!!