Embora muitos estudos e testes estejam sendo feitos, ainda não há uma vacina eficaz comprovada que garanta a imunização contra o Coronavírus. É neste cenário que o final do ano e as férias de verão se aproximam. A partir disso, uma das dúvidas mais frequentes das pessoas no momento é se é realmente seguro viajar de avião na pandemia.
A resposta é sim! É possível fazer viagens de avião, mesmo em meio à pandemia. Isso porque as companhias aéreas estão adotando medidas para diminuir a probabilidade de contágio entre os passageiros.
Se você tem curiosidade em saber mais sobre o assunto, neste post mostraremos os principais protocolos adotados pelas companhias aéreas para tornar a viagem segura. Acompanhe!
Distanciamento entre os passageiros
A primeira ação colocada em prática ainda nos aeroportos para evitar a disseminação do Coronavírus é o distanciamento entre as pessoas que circulam por lá. As filas obedecem aos protocolos que indicam um espaço seguro de 2 metros entre os viajantes. Além disso, essa medida também é adotada para as poltronas espalhadas pelos aeroportos.
Já na aeronave a instrução para as companhias aéreas é, sempre que possível, manter a distância entre os passageiros, preferindo agrupar em poltronas lado a lado pessoas da mesma família ou que estejam viajando juntas.
Uso obrigatório de máscara
O uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência nos aeroportos e nos aviões. Aquelas pessoas com voos longos devem sempre levar mais de uma máscara. Caso esta seja de pano, o ideal é trocá-la a cada três horas, ou sempre que estiver úmida. Já as máscaras de tecido podem ser utilizadas conforme o tempo indicado pelo fabricante.
Check-in online ou por aplicativo
As companhias aéreas estão estimulando os passageiros a realizarem check-in de forma online, pelos próprios computadores ou por meio de aplicativo de celular. Isso diminui as famosas filas, reduz o tempo de atendimento e facilita a vida do viajante.
Os tickets são fornecidos de eletronicamente, e é possível utilizar o celular para apresentá-los no momento da entrada na sala de embarque e da aeronave.
Medição de temperatura
A aferição da temperatura é uma das medidas para conter o Coronavírus. Em razão do grande fluxo de pessoas e buscando evitar filas, os aeroportos instalaram máquinas que são capazes de verificar a temperatura de diversas pessoas ao mesmo tempo. Além disso, antes do embarque as companhias aéreas também estão realizando esse serviço.
Higienização das aeronaves
Por fim, uma das mais importantes atitudes que vêm sendo tomadas para viabilizar a viagem de avião na pandemia é a limpeza das aeronaves. Sempre, após cada voo, ou antes do embarque de novos passageiros, o avião passa por uma meticulosa desinfecção e descontaminação.
Bônus: dicas sobre como viajar de avião na pandemia com mais seguranças e sem riscos à saúde
Agora que você já viu as ações que os aeroportos e as companhias aéreas têm realizado para diminuir o contágio por Coronavírus durante os voos, chegou o momento de aprender o que fazer para manter-se seguro:
- higienize as mãos com frequência;
- tenha sempre um frasco de álcool em gel;
- respeite os sinais de distanciamento demarcados no chão;
- atente aos avisos de segurança nos painéis;
- não embarque caso esteja se sentido febril ou com sintomas de Coronavírus.
Viajar de avião na pandemia e aproveitar destinos incríveis é possível! Basta que cada um dos envolvidos na viagem faça a sua parte, desde os passageiros até os colaboradores dos aeroportos e das companhias aéreas.
Agora que você já sabe como está sendo viajar de avião na pandemia, que tal aprender mais sobre planejamento? Confira aqui dicas sobre como planejar as férias em família!