Ir para o conteúdo
  • Início
  • A Cidade
  • Praias
  • Vendas
  • Locação de temporada
  • Español
  • Fale conosco
  • Site
Logo Lenon
Vendas

Vistoria de imóvel: o que observar neste documento?

Por Lenon Imóveis - julho 25, 2022
4 minutos para ler

Na hora de comprar ou alugar um imóvel há diversos passos que requerem atenção: escolha da localização, leitura minuciosa do contrato e a vistoria do imóvel. Essa vistoria faz parte da Lei do Inquilinato e garante o direito do inquilino ou comprador de receber o imóvel em perfeitas condições.

Esses detalhes verificados na vistoria são fundamentais para evitar futuros problemas e aborrecimentos, e observar certas questões poupa estresse e gastos indesejados, tanto por parte do proprietário quanto do inquilino ou comprador. Quer saber como realizar uma boa vistoria de imóvel e garantir um ótimo negócio imobiliário? Continue a leitura e veja nossas dicas!

O que é a vistoria de imóvel?

A vistoria é um momento dedicado à inspeção e análise de todos os detalhes do imóvel: verificar as condições atuais e se elas correspondem com o que está escrito no contrato de locação ou compra. É imprescindível que essa etapa seja realizada antes da assinatura do contrato de recebimento das chaves, para evitar problemas mais tarde.

Esse procedimento deve ser realizado em conjunto com o locador ou comprador e o representante da construtora ou proprietário, mas também pode ser executado por um profissional contratado, especializado nesse tipo de serviço, como um empreiteiro ou arquiteto.

A análise traz mais segurança e reduz as chances de frustração do comprador ou locador. Além disso, para o aluguel de um imóvel, esse documento também serve de garantia para que, na devolução, ele esteja da mesma maneira que foi encontrado: em perfeito estado.

Quais pontos devem ser observados na vistoria?

Durante a vistoria do imóvel, alguns pontos são de extrema importância para serem checados e anotados, por isso, leve adesivos, lâmpada, papel, caneta, trena e balde. Se algo não estiver de acordo com o contrato ou em perfeitas condições, marque com um adesivo, anote na sua check-list e, se possível, tire fotos com o celular. Escolha um dia sem muitos afazeres e reserve sua agenda para a vistoria, pois ela pode demorar, já que precisa ser feita de forma criteriosa.

Segurança em primeiro lugar

Alguns pontos importantes para verificar na vistoria de imóvel são: portas e janelas, que devem estar abrindo e fechando corretamente e sem esforço. Cheque também o estado dos vidros e materiais de ferro, que não devem apresentar ferrugem; verifique se há conexão e cabos de internet e televisão já instalados e se o condomínio dispõe de câmeras, alarmes e portaria. No caso de imóveis mobiliados, é essencial verificar o estado dos objetos.

Quanto à estrutura do imóvel, é fundamental atentar a sinais de infiltrações, umidade, mofo, rachaduras ou outras alterações nos pisos e paredes, tudo isso deverá ser anotado e indicado com adesivo.

Elétrica e Hidráulica

Para as partes elétricas, não pode haver fios expostos, todas as luzes tomadas devem estar funcionando corretamente e o quadro de luz precisa estar em boas condições. A fiação do chuveiro também deve ser analisada e, se achar necessário, peça ajuda a um eletricista.

O mesmo deve ser feito com a parte hidráulica: verifique se há vazamentos, torneiras ou canos quebrados e se as descargas estão em boas condições. Abra todos os registros e torneiras para conferir se a água está com bom escoamento. São muitos detalhes, mas essa averiguação minuciosa é muito importante para fechar um negócio seguro.

Existe um documento de vistoria de imóvel?

Ao final da vistoria do imóvel, o responsável pela etapa emite um laudo que descreve nos mínimos detalhes o estado em que se encontra a casa ou apartamento. Quanto mais informações estiverem no laudo de vistoria, maior o respaldo para o locador ou comprador se algo acontecer ― e também para o locatário, se houver eventuais lesões.

Os reparos devem ser solicitados antes da entrega das chaves e a construtora ou proprietário tem até um mês para realizar tais consertos. Depois, acontecerá uma nova vistoria, para então ser assinado o aceite e acontecer a entrega das chaves.

Agora que você já sabe quão importante é a vistoria de imóvel e o que deve ser observado no laudo, o processo de compra ou aluguel ficará mais tranquilo. Chame uma pessoa para acompanhá-lo(a), assim vocês poderão verificar detalhes diferentes com o mesmo afinco.

Se quiser a companhia de um profissional do mercado, a Lenon Imóveis pode estar com você nessa etapa tão importante no processo de adquirir um novo imóvel!

Posts relacionados

Aluguel por temporada: 8 dicas para escolher a melhor imobiliária

agosto 9, 2022

Aluguel de apartamento mobiliado: confira vantagens e desvantagens

julho 6, 2022

Como escolher o apartamento para alugar em Bombinhas?

junho 6, 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta


fale com um especialista

baixe agora nosso ebook

Posts populares

  • restaurantes em Bombinhas
    8 melhores opções de restaurantes e bares para ir em Bombinhas/SC
  • Praia da Tainha: um paraíso em Bombinhas que você precisa conhecer!
  • Praia do Cação Bombinhas
    O que fazer e como chegar à Praia do Cação em Bombinhas?

Sobre o blog

Blog Lenon Imóveis: aqui você encontra as melhores dicas para comprar seu primeiro imóvel, locar ou investir na cidade de Bombinhas – Santa Catarina.

Endereços

  • MATRIZ: Avenida Leopoldo Zarling, N° 1582. Bombas – Bombinhas/Santa Catarina

     

  • FILIAL MARISCAL: Rua Grafite Res. Mar de Fora Sala 05, N° 05 – Mariscal – Bombinhas/Santa Catarina

     

  • FILIAL CENTRO: Avenida Vereador Manoel dos Santos, N° 1144 – Centro – Bombinhas/SC

     

Entre em contato

  • Bombas: +55 (47) 3369-1111 | +55 (47) 3369-0033

  • Centro: +55 (47) 3369-0009

  • Mariscal: +55 (47) 3369-1616

  • contato@lenonimoveis.com.br mariscal@lenonimoveis.com.br