Viajar é sempre uma experiência incrível e gratificante. Afinal, ao conhecermos novas tradições, culturas e lugares, podemos adquirir diferentes visões de mundo, assim como uma enorme bagagem de aprendizado. E a melhor época para fugir da rotina e realizar uma viagem em família é o final de ano.

No entanto, nesse período, muita gente tem a mesma ideia: viajar para curtir os dias de férias escolares e coletivas. Assim, quem deixar as reservas para a última hora corre o risco de enfrentar filas e congestionamentos, além da possibilidade de ver o custo da jornada disparar. Por isso, o ideal é investir em planejamento.

Quer aproveitar dias incríveis ao lado de pessoas queridas? Então, continue a leitura e confira nossas dicas de como programar sua viagem em família da melhor maneira.

Realize um planejamento prévio

Quanto mais você antecipar as coisas antes da viagem, mais será possível aproveitar a experiência. Portanto, procure realizar um planejamento antecipado considerando todos os fatores — desde a data do embarque até os destinos turísticos que serão visitados.

Esse passo é essencial tanto para evitar imprevistos durante o passeio quanto para não correr o risco de ficar sem as passagens aéreas ou as reservas no hotel desejado, por conta da alta procura. Quanto mais cedo você tomar essas decisões, mais garantida estará a sua viagem.

Pesquise preços

Embora essa dica seja válida para qualquer época do ano, pesquisar preços nos meses de dezembro e janeiro é mais que recomendado: é essencial. Antes de decidir qual opção vale mais a pena, é interessante preencher uma planilha com os destinos que você e sua família consideram ideais, e anotar valores médios de passagens e hospedagens — como casas e apartamentos por temporada, por exemplo.

Porém, vá com calma. Afinal, não adianta escolher um lugar que não agrada a ninguém de sua casa apenas para economizar, não é mesmo?

Defina destino e tempo de permanência

Quando conseguimos conciliar o período de férias com os recursos financeiros, é comum querermos traçar um roteiro turístico de longa duração. Mas, nesse momento, a dica é escolher um destino que seja condizente tanto com sua vontade quanto com seu tempo disponível.

Não leve em consideração apenas a sua vontade de conhecer determinado lugar, já que a escolha pode sofrer variações dependendo do tempo que você terá à disposição. Além disso, a quantidade de dias também vai interferir diretamente em outras questões — no custo total da viagem, por exemplo.

Compre as passagens antecipadamente

Como praticamente todo o roteiro e os demais itens do planejamento dependem do destino escolhido, procure comprar as passagens primeiro. Assim, será possível definir com certeza os lugares turísticos que serão visitados, bem como confirmar o lugar da hospedagem e reservas em restaurantes.

A exceção fica por conta de sites que permitam o cancelamento grátis.

Estime custos e faça uma reserva para imprevistos

Identifique quanto dinheiro você tem e o quanto se dispõe a gastar na viagem. Imagine como seria desagradável realizar um planejamento completo do passeio e, depois, verificar que não vai conseguir arcar com todos os custos. Um balde de água fria, concorda?

Essa medida também é importante para se prevenir contra imprevistos. Aliás, não se esqueça de fazer uma reserva para eventuais gastos não programados durante a viagem — um pneu estourado ou uma compra emergencial de medicamentos, por exemplo.

Procure a melhor opção de estadia

Outro passo importante do planejamento de viagem é definir o local onde você e sua família vão se hospedar. Casa de amigos ou parentes, pousadas, hotéis, albergues… há muitas opções disponíveis. De qualquer forma, priorize uma alternativa que garanta o conforto e a segurança de todos durante os dias de passeio.

Como você pôde ver, não existem segredos para planejar uma viagem em família incrível. Basta programar tudo com antecedência e organização.

E para um procedimento ainda mais tranquilo, que tal contar com o apoio de uma imobiliária especializada em imóveis por temporada? A Lenon Imóveis tem o lugar ideal para que você possa passar dias inesquecíveis ao lado das pessoas mais importantes da sua vida.

Ficou com alguma dúvida? Então, deixe seu comentário aqui no post para que possamos ajudar você com o seu planejamento de viagem em família.

Escreva um comentário