O seguro residencial é uma importante garantia que as pessoas podem ter para proteger seus bens e patrimônio no caso da ocorrência de algum fato infortúnio que possa colocar em risco uma casa e seus itens.
Apesar da importância que ele tem, algumas pessoas acabam negligenciando sua contratação – algumas, inclusive, motivadas pela falta de conhecimento sobre o assunto, bem como devido ao fato de não entenderem a real necessidade desse tipo de seguro.
Neste artigo, mostraremos um pouco mais sobre ele, apresentando suas principais coberturas e as vantagens de contratá-lo. Acompanhe!
O que é o seguro residencial?
Seguro residencial é um serviço que tem a finalidade básica de proteger uma residência, ou seja: casas, apartamentos, quitinetes ou qualquer outro imóvel que seja classificado como uma moradia. A proteção que nos referimos é com relação a vários problemas que circundam o ambiente diariamente, tais como: incêndios, fatores naturais climáticos, problemas elétricos, roubos e furtos, entre outros.
Ele tem uma característica de multirrisco, ou seja, uma única apólice formada por diversos tipos de cobertura. Entretanto, existem as que são básicas, ou seja, devem compor todas as apólices desse tipo de seguro e outras que são adicionais, como demonstraremos no tópico seguinte.
Quais são suas coberturas?
As coberturas básicas são aquelas que, por determinação legal, devem compor a apólice. São exemplos desse tipo as coberturas contra:
- danos causados na edificação em caso de incêndios;
- quedas de raios;
- explosão e implosão.
Além disso, também existem algumas coberturas que são denominadas de adicionais, ou seja, não constam, obrigatoriamente, na apólice, entretanto podem ser contratadas à parte e garantem uma cobertura mais abrangente e robusta para sua residência. São elas:
- furto e roubo;
- alagamento ou inundação;
- danos elétricos;
- danos causados em manifestações, entre outras.
Esses tipos de cobertura podem ser personalizados de acordo com suas necessidades, bem como características do imóvel e do próprio local onde ele está situado.
Quais são as vantagens de contar com um seguro residencial?
Agora, passaremos a discorrer sobre as principais vantagens de contar com esse tipo de cobertura. A primeira delas, sem dúvidas, é a segurança. Ao contar com um bom seguro residencial, você tem a garantia de que sua casa está protegida contra os problemas descritos em sua apólice.
Assim, pode ficar mais tranquilo para fazer alguma viagem e deixar a casa sozinha, caso tenha contratado a cobertura adicional contra furtos e roubos, por exemplo.
Outro ponto que merece muito destaque é a flexibilidade. Como você pode notar, as coberturas são personalizadas e podem ser incluídas de acordo com suas necessidades e as características do imóvel. Desse modo, é possível ter um seguro totalmente adequado ao seu perfil e às características do imóvel.
Sendo assim, podemos concluir afirmando que o seguro residencial é obrigatório para quem deseja ter uma vida tranquila, sem preocupação com possíveis danos que o imóvel pode sofrer, tendo mais tranquilidade para cuidar da família, saúde e proporcionar momentos de lazer.
Se você gostou destas informações e quer saber um pouco mais sobre esse tipo de seguro, entre em contato conosco. Assim, teremos mais tempo para passar todos os detalhes sobre ele.