Você já parou para pensar na relação entre viagem e saúde mental? Muitas pessoas ainda acreditam que viajar é um gasto excessivo e, portanto, preferem destinar o dinheiro a algo mais “necessário”. Acontece que viajar também é importante, por causa dos seus efeitos positivos para a nossa mente.
Então, se você pensa em viajar com a família, com os amigos ou até mesmo sem companhia, mas ainda não se convenceu se vale a pena, veio ao lugar certo. Entenda a relação entre viagem e saúde mental e como isso faz diferença para a sua qualidade de vida.
Quais são os benefícios da viagem para a saúde mental?
Viajar significa uma mudança momentânea de cenário, além da chance de experimentar e conhecer coisas novas: comidas, pessoas, lugares ou culturas. Tudo isso nos leva a perceber que existe muito mais na vida do que aquilo que vemos no dia a dia. Conheça outros impactos dessa prática para a nossa saúde mental.
Reduz o risco de depressão
Uma viagem envolve ações que naturalmente ajudam a combater a depressão. Em primeiro lugar, leva à produção de hormônios relacionados à felicidade. Além disso, permite explorar novas experiências que rendem lembranças positivas.
Dependendo do destino, também pode ser uma oportunidade de fazer passeios e trilhas incríveis com mais tempo de exposição ao sol. Se for ao lado de pessoas queridas, como amigos ou familiares, melhor ainda.
Alivia o estresse
Além do alívio da depressão, a viagem traz certo controle sobre a sua vida que alivia o estresse. Você não precisa se preocupar mais com nada. Por exemplo, em vez de acordar às 6h para tomar café, levar os filhos à escola ou creche e ir para o trabalho, dá para se levantar às 11h e tomar café ao meio-dia.
Em vez de sentir toda a pressão das atividades de um dia cansativo, com congestionamentos, barulho e poluição, você pode simplesmente relaxar em um lugar tranquilo.
Aumenta a satisfação e a criatividade
Ao voltar para a vida normal, é provável que a sua criatividade aumente. Isso ocorre porque o cérebro fica mais ativo, já que ele está sempre formando novas conexões para compreender e guardar as novidades. Essa é uma forma de proporcionar insights no trabalho, mesmo que você nem esteja pensando nele.
A viagem também aumenta a satisfação de diversas formas diferentes. Ela traz uma sensação de conquista, que só torna a satisfação ainda mais gostosa. Afinal, se você está viajando só ou com outras pessoas para um lugar que não conhece, sua confiança vai aumentar muito ao perceber que vai conseguir se virar bem.
Permite viver experiências incríveis
Uma viagem naturalmente é repleta de situações incríveis. Com novas pessoas, comidas e lugares, você está sempre estimulando um dos sentidos de forma nova. Isso permite não apenas que você coloque sua vida em perspectiva, como também ajuda a conhecer experiências e práticas que pode aplicar no seu dia a dia.
A relação entre viagem e saúde mental, na verdade, começa muito antes de fazer as malas. Ao planejar com antecedência, você já tem algo para esperar, além de ser uma grande distração da rotina. Você pode começar escolhendo um destino e pensando no que fará quando chegar lá. Lembre-se de pesquisar sobre os bares e restaurantes do lugar, as opções de hospedagem e de passeios com crianças, entre outros detalhes.
Percebeu como viajar é importante? Então, confira também nossas dicas de como planejar férias em família para aproveitar da melhor forma possível!