Como acontece na maior parte do Brasil, a história de Bombinhas-SC é marcada pela colonização europeia. Hoje com cerca de 20 mil habitantes, o menor município de Santa Catarina recebeu os primeiros colonizadores em 1527. Desde então, passou por diversas mudanças envolvendo população, geografia e atividades econômicas.
Os 34,5 km² de extensão da cidade de Bombinhas ficam no litoral, 71 km acima de Florianópolis. Esse território é margeado pelo município de Porto Belo, a oeste, e pelo Oceano Atlântico nos demais sentidos. A propósito, o nome “Bombinhas” se deve ao barulho de estalo que os pés fazem ao caminhar sobre a areia das praias, que é rica em cristais de quartzo.
Ao longo deste texto, contamos mais sobre a história da cidade, desde os primeiros habitantes até hoje, e trazemos curiosidades que você vai adorar conhecer. Vamos lá!
Início da história de Bombinhas-SC
Indícios arqueológicos apontam para os índios carijós como os primeiros habitantes da cidade. Isso se deve à descoberta de sambaquis — depósitos antigos de conchas, ossos e outros materiais — e inscrições rupestres próximos ao mar. Os primeiros europeus a desembarcarem na região foram os espanhóis.
Somente a partir de 1748, Portugal começou a enviar milhares de imigrantes das Ilhas dos Açores. Ao contrário dos indígenas, que viviam nas praias, os novos moradores preferiram se instalar nas encostas dos morros. Assim, povoaram as terras ao interior e se dedicaram principalmente aos plantios de cana-de-açúcar, café e farinha.
Crescimento do turismo e emancipação da cidade
Com o tempo, os imigrantes também desenvolveram a pesca e a produção de roupas, cestos e utensílios de barro. Isso se deu até meados de 1900, quando chegaram os primeiros turistas. A partir daí, as casas de veraneio se multiplicaram progressivamente. Pouco a pouco, os moradores desocuparam os morros e passaram a se dedicar aos serviços turísticos, como hospedagem, alimentação e passeios.
O crescimento do turismo causou aumento populacional e criou necessidades. Todo esse processo levou a uma movimentação da comunidade em prol da emancipação de Bombinhas, que era um distrito de Porto Belo. Por meio do voto popular, Bombinhas foi oficializada como município em 1992.
Curiosidades
Além das belas praias, Bombinhas conta com uma herança cultural bastante rica. Cada ponto turístico tem uma história curiosa ou lenda por trás. Um exemplo é a Pedra Descansa Defunto. Segundo contam os mais velhos, o local é mal-assombrado. Ele fica ao topo de um morro, e era onde os carregadores de caixão descansavam antes de seguirem viagem até o cemitério em Porto Belo.
Também vale a pena conhecer as histórias das Duas Irmãs, da Bela Moça, da Gruta do Monge e tantas outras. Além disso, devido à influência açoriana, são realizadas anualmente algumas festas folclóricas. Podemos citar, entre essas, o Boi de Mamão, as festas juninas e o Pão por Deus.
A história de Bombinhas-SC é cheia de detalhes particulares. Se no início ela era um pequeno distrito de Porto Belo que se dedicava à agricultura, hoje é um paraíso turístico com muitos recursos. O lugar também é um prato cheio para quem gosta de cultura, lendas populares e folclore.
Gostou de saber o que faz de Bombinhas um lugar tão especial? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e veja se seus amigos se animam para uma viagem de férias!