Um dos destinos mais deslumbrantes do litoral catarinense, Bombinhas apresenta belas praias, cenários paradisíacos e atrativos turísticos incríveis, como mirantes, parques naturais, museus e trilhas ecológicas, que encantam visitantes do mundo todo. Entre suas principais atrações, o Morro do Macaco em Bombinhas proporciona uma das vistas mais bonitas de toda a região.
Localizado no famoso bairro de Canto Grande — uma charmosa vila de pescadores que preserva não apenas um pacato cotidiano de cidade pequena, mas também um cativante cenário bucólico —, o acesso ao Morro do Macaco é realizado por meio de uma caminhada de, aproximadamente, 40 minutos por uma trilha envolvida pela Mata Atlântica.
Dessa forma, o passeio atrai desde apreciadores da natureza até turistas que buscam ter uma visão privilegiada de toda a península litorânea. Que tal desvendar os encantos desse importante ponto turístico? Continue a leitura e conheça mais sobre o espetacular Morro do Macaco em Bombinhas.
Acesso à trilha
O acesso é feito pela Praia de Canto Grande Mar de Dentro, onde está situado o trapiche dos pescadores. Para alcançarem os 191 metros de altitude, os visitantes precisam percorrer uma trilha com pouco mais de 1.600 metros de extensão.
Como o caminho circunda todo o morro, a atividade permite a contemplação panorâmica de alguns dos principais destinos turísticos de Bombinhas, como a Praia da Conceição, de Zimbros e da própria orla de Canto Grande.
Percurso da trilha
O percurso da trilha apresenta dificuldade moderada e a jornada dura, em média, 40 minutos. Toda a sua extensão é muito bem sinalizada e estruturada, o que permite realizar o trajeto com total segurança. No entanto, para completar a rota de maneira tranquila, é recomendado escolher um calçado confortável.
Ao longo do caminho, existem pontos de descanso posicionados de maneira estratégica para que os visitantes possam parar e recuperar o fôlego. Junto às paradas, os mirantes permitem que os turistas observem e registrem as belas paisagens proporcionadas na trilha.
Para quem busca uma travessia mais calma, a dica é evitar realizar o percurso no início da manhã e no finalzinho da tarde, já que esses são os períodos mais movimentados do dia. Apesar disso, apreciar o nascer ou o pôr do sol do alto do morro é realmente uma experiência incrível.
Topo do morro
Embora seu trajeto demande um pouco de esforço, a chegada ao topo do Morro do Macaco em Bombinhas apresenta uma gratificante recompensa. Isso porque, do seu cume, é possível avistar algumas das principais belezas naturais da região, como a baía de Zimbros e as praias de Mariscal, Morrinhos e Canto Grande.
Além disso, em dias claros, o turista tem a oportunidade de contemplar de maneira panorâmica as ilhas da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (formada pelas ilhas Deserta, Arvoredo, Galés e Macuco), bem como as cidades de Tijucas e Governador Celso Ramos e, ainda, a espetacular capital catarinense, Florianópolis.
Outro atrativo imperdível é se acomodar no topo do morro e ficar observando os praticantes de paraglider saltarem do alto e misturarem-se ao cenário panorâmico e paradisíaco do lugar. Permaneça ali até o pôr do sol e emocione-se com as hipnotizantes cores que esse espetáculo natural proporciona aos visitantes, moradores e turistas do balneário litorâneo.
Preparativos para a trilha
Como mencionado, a trilha do Morro do Macaco em Bombinhas apresenta dificuldade moderada, portanto, é fundamental ir preparado para a prática. Assim, procure vestir roupas leves e confortáveis, tênis, boné e óculos de sol.
Vale ressaltar que o acesso ao local é bastante desgastante no horário próximo ao meio dia, no entanto, é também o período com menor movimento. Se optar pela visita nesse período, realize o percurso sem pressa e fazendo as pausas necessárias para descanso e hidratação.
Praias deslumbrantes, trilhas em meio à Mata Atlântica e cenários de tirar o fôlego: o Morro do Macaco em Bombinhas reúne todos esses aspectos de uma maneira única. Por isso, não deixe de incluir o passeio em sua viagem pela cidade e vivencie uma experiência inesquecível.
E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre o Morro do Macaco em Bombinhas? Então, deixe seu comentário no post e compartilhe a sua opinião com a gente.