Ir para o conteúdo
  • Início
  • A Cidade
  • Praias
  • Vendas
  • Locação de temporada
  • Español
  • Fale conosco
  • Site
  • Passeios em Bombinhas
Logo Lenon
o que é itbi o que é itbi
Vendas

Você sabe o que é ITBI? Entenda de quem é a responsabilidade

Por Lenon Imóveis - maio 23, 2019
4 minutos para ler

Para grande parte da população brasileira, a conquista da casa própria é a realização de um sonho, já que a aquisição representa importantes sensações de segurança, independência e estabilidade. No entanto, antes de efetivar a mudança, os compradores precisam passar por uma série de processos burocráticos para a efetivação do negócio. Nessas horas, é comum surgir a dúvida: afinal, o que é ITBI?

As diversas siglas envolvidas no momento de comprar um imóvel podem assustar, mas, como vamos mostrar, é muito importante entender não apenas o que é o ITBI, mas a quem cabe a responsabilidade por ele. Assim, você evita contratempos e garante um andamento da negociação mais tranquilo, ágil e eficaz para todas as partes.

Com isso em mente, continue a leitura e entenda tudo o que você precisa saber sobre esse imposto.

O que é ITBI?

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um tributo municipal cobrado sempre que ocorre uma aquisição imobiliária. Nesse contexto, a oficialização do processo de compra e venda só é realizada após o seu recolhimento.

Isso significa que, sem a confirmação do pagamento do imposto, o imóvel não pode ser transferido e a documentação do bem não é liberada. Portanto, o ITBI é um gasto obrigatório que todo comprador deve pagar para o município antes de ter a propriedade registrada em seu nome.

Quem é o responsável pelo pagamento do ITBI?

Devido ao fato de a Legislação Federal não deixar claro quem deve assumir a responsabilidade pela quitação do tributo, é comum que a questão seja regulamentada por uma lei municipal. Dessa forma, na maioria dos casos, é estabelecido que o comprador se responsabiliza pelo pagamento do ITBI.

Entretanto, como essa não é uma regra definida, nada impede que as partes envolvidas na negociação acordem que o vendedor assuma o compromisso de maneira parcial ou integral. Porém, para evitar qualquer tipo de problema, consulte a legislação de sua cidade para identificar quem é o responsável pela quitação do tributo.

Quando pagar o ITBI?

Depois de fechar o negócio, o prazo para pagamento do ITBI costuma ser de 30 dias, em média. Somente a partir da quitação do tributo é que o cartório pode legalizar a situação e concluir a transferência do imóvel.

Alguns municípios estabelecem que o imposto precisa ser pago logo depois da lavratura da escritura pública, enquanto outros determinam que o recolhimento deve ser efetuado após o registro da escritura.

No entanto, assim como a responsabilidade do pagamento, o ideal é consultar a legislação municipal para identificar o tempo correto do vencimento. Afinal, dependendo do regimento da sua cidade, é possível até mesmo realizar o parcelamento do imposto.

Como é feito o cálculo do ITBI?

Para a realização do cálculo, é preciso considerar a alíquota de cada município, já que a taxa pode apresentar variações de uma cidade para outra. De qualquer forma, os valores cobrados variam de 2% a 4%.

Vale ressaltar que o cálculo da cobrança do ITBI não considera apenas o montante da transação efetuada, mas também o valor final do imóvel — avaliação que leva em conta o preço de mercado, localização, área etc. Para chegar ao valor total, basta multiplicar a base de cálculo pelo percentual estabelecido.

Quando o pagamento do ITBI não é necessário?

Embora seja um recolhimento indispensável na maioria das transações imobiliárias, o ITBI não é obrigatório em algumas situações, como no caso de fusão de empresas ou na transmissão do imóvel por herança, por exemplo.

Como mostramos, a compra e venda de imóveis apresenta diversos processos burocráticos. Por isso, é fundamental buscar informações sobre todos os tributos, alíquotas, documentos e procedimentos necessários para a efetivação do acordo.

Entretanto, entender o que é ITBI é apenas um aspecto de toda a negociação. Sendo assim, é importante contar com uma assessoria imobiliária especializada e experiente no assunto. Além de garantir o melhor negócio para você e sua família, a empresa ainda pode auxiliar você em diversas questões administrativas e financeiras.

Agora que você já sabe o que é ITBI, que tal tirar outras dúvidas sobre a aquisição de um imóvel? Continue aqui no blog e confira também como comprar um apartamento com segurança e tranquilidade.

guiabombinhasPowered by Rock Convert
Posts relacionados
tipos de financiamento imobiliário

Conheça 5 tipos de financiamento imobiliário e suas diferenças

dezembro 11, 2020

É possível comprar casa sem entrada? Entenda!

novembro 25, 2020

Confira 4 vantagens de comprar um terreno em Bombinhas

novembro 25, 2020

Deixe uma resposta Cancelar resposta


fale com um especialista

baixe agora nosso ebook

Posts populares

  • restaurantes em Bombinhas
    8 melhores opções de restaurantes e bares para ir em Bombinhas/SC
  • Praia da Tainha: um paraíso em Bombinhas que você precisa conhecer!
  • bombinhas
    Conozca las mejores playas de Bombinhas en Santa Catarina

Sobre o blog

Blog Lenon Imóveis: aqui você encontra as melhores dicas para comprar seu primeiro imóvel, locar ou investir na cidade de Bombinhas – Santa Catarina.

Endereços

  • MATRIZ: Avenida Leopoldo Zarling, N° 1086. Bombas – Bombinhas/Santa Catarina

     

  • FILIAL MARISCAL: Rua Grafite Res. Mar de Fora Sala 05, N° 05 – Mariscal – Bombinhas/Santa Catarina

     

  • FILIAL CENTRO: Avenida Vereador Manoel dos Santos, N° 1144 – Centro – Bombinhas/SC

     

Entre em contato

  • Bombas: +55 (47) 3369-1111 | +55 (47) 3369-0033

  • Centro: +55 (47) 3369-0009

  • Mariscal: +55 (47) 3369-1616

  • contato@lenonimoveis.com.br mariscal@lenonimoveis.com.br