De norte a sul, do litoral à serra, Santa Catarina abriga destinos turísticos incríveis, belas paisagens e cenários deslumbrantes. Nesse contexto, a cidade de Bombinhas (SC) se destaca por suas belezas naturais e atrativos imperdíveis — são inúmeras praias, museus, mirantes e trilhas ecológicas que fascinam turistas do mundo todo.
Apesar de ser a menor cidade do estado, o lugar chama a atenção pela vasta e preservada natureza. Situada em uma surpreendente península do litoral catarinense, a região é formada por morros, costões, escarpas e enseadas de areias claras, águas cristalinas e uma incrível variedade de plantas e animais aquáticos.
No entanto, o município tem diversas atrações que vão além das praias e atividades litorâneas. Que tal desvendar todos os seus encantos? Continue a leitura e conheça todos os atrativos oferecidos pela cidade de Bombinhas (SC).
Localização
Posicionada entre a capital Florianópolis e a cidade de Balneário Camboriú, Bombinhas apresenta uma geologia criativa. Emancipado da vizinha Porto Belo desde 1992 — e com quem forma a única península do sul do país —, o destino exibe um litoral único, límpido e recortado.
Essa curiosa característica permitiu a formação de inúmeras praias, mirantes, costões pedregosos e, até mesmo, algumas ilhas. Com apenas 34,5 km de extensão e com uma população que não chega a 20 mil pessoas, a cidade fica repleta de turistas na alta temporada.
Localizada no litoral centro-norte do estado, Bombinhas (SC) abriga algumas das mais belas praias do Brasil, como Mariscal, Zimbros, Tainha, Quatro Ilhas, Sepultura, Morrinhos e Canto Grande — além, é claro, das badaladas Bombas e Bombinhas.
Com uma temperatura média de 20ºC, o clima na região é extremamente agradável. De abril a agosto, os termômetros caem e as possibilidades de chuva diminuem, já entre os meses de setembro a março, as temperaturas sobem e as típicas pancadas de chuva no final da tarde se tornam mais frequentes.
Melhor época para ir
Bombinhas (SC) é um daqueles destinos que merecem ser visitados no verão, afinal, é nesse período que os bares, as lojas e os restaurantes estão funcionando a todo vapor — além de o mar estar mais quente, obviamente. Devido à baixa frequência de turistas no inverno, muitos estabelecimentos permanecem fechados nessa época.
Apesar de a alta temporada ir do Natal até a Páscoa, é em janeiro que a cidade recebe o maior número de visitantes. Nesse período, as praias ficam lotadas, o comércio é mais disputado e os engarrafamentos no fim da tarde são quase inevitáveis. No entanto, para quem gosta de calor e agitação, essa é a época perfeita.
O inverno, porém, é mais recomendado para quem busca aproveitar a gastronomia da região — e não o mar —, já que o clima costuma cair bastante durante a estação. Apesar disso, para quem curte um clima mais frio, o sul do país é o destino ideal para as viagens nas férias do meio do ano.
Com uma temperatura média de 25ºC, o verão e o início do outono são as épocas mais propícias para a ocorrência de chuvas, no entanto, é também nesse período que o mar se apresenta mais quente e com as condições ideais para a prática de mergulho.
Portanto, para aproveitar o melhor do lugar, prefira planejar a sua viagem entre os meses de fevereiro a abril. Além de evitar a temida aglomeração nas ruas, nos comércios e nos pontos turísticos, você ainda corre menor risco de disputar um lugar na areia com centenas de guarda-sóis.
Principais pontos turísticos
Uma das principais cidades turísticas do sul do país, Bombinhas oferece uma diversidade incrível de atrativos. São inúmeros passeios, museus, reservas, parques e trilhas ecológicas, além, é claro, das praias paradisíacas e de belezas naturais de tirar o fôlego. Confira, a seguir, seus principais pontos turísticos.
Praias
Como mencionado, as praias de Bombinhas (SC) encantam visitantes do mundo todo. Emolduradas pela Mata Atlântica, com areias branquinhas e um imenso mar azul, as opções de enseadas são as mais variadas possíveis — preservadas, urbanizadas, selvagens, desertas, badaladas e bucólicas.
Além das famosas Bombas e Bombinhas, o destino apresenta outras praias imperdíveis, como Zimbros, Praia Vermelha, Sepultura, Retiro dos Ingleses, Lagoinha, Mariscal, Quatro Ilhas, Canto Grande e muitas outras.
Ideais para refrescantes banhos de mar, práticas de exercícios físicos ao ar livre e atividades aquáticas, como mergulho, surfe e stand up paddle, as praias de Bombinhas não podem ficar de fora de seu roteiro turístico.
Morro do Macaco
Localizado entre as praias de Conceição e Canto Grande, o Morro do Macaco oferece uma vista espetacular e panorâmica da região. Para chegar ao topo, é preciso percorrer, por cerca de 20 minutos, uma trilha um tanto quanto íngreme. A vista, porém, compensa todo o esforço: lá de cima, é possível visualizar uma boa parte dos encantos e das belezas naturais de Bombinhas.
Mirante Eco 360º
Outra opção para quem curte apreciar uma bela vista, o Mirante Eco 360º é o lugar ideal para tirar fotos, contemplar a paisagem e observar ilhas e cidades próximas do ponto turístico. Assim como o Morro do Macaco, é preciso realizar uma pequena caminhada pela trilha para atingir o cume.
Além do cenário cinematográfico, o mirante abriga um museu que valoriza a preservação ambiental e uma divertida tirolesa com 200 metros de extensão.
Ilha do Arvoredo
Um dos principais lugares para a prática de mergulho no país, a reserva ecológica é muito rica e diversificada na fauna e na flora — portanto, é um dos lugares mais indicados para apreciadores e amantes da natureza.
O curioso encontro de climas e correntes de ar transforma a ilha em um ambiente repleto de espécies marinhas que proporcionam verdadeiros espetáculos aos visitantes.
Melhores opções de hospedagens
Como toda cidade turística, Bombinhas (SC) oferece diversas opções de hospedagens, como hotéis, pousadas e chalés. No entanto, para quem vai viajar com a família e/ou para aqueles que desejam aproveitar o passeio com mais conforto e segurança, os imóveis para temporada são as alternativas mais indicadas.
Com um excelente custo-benefício, as diversas opções de casas e apartamentos completos e bem localizados são ideais para vivenciar uma experiência diferenciada, dispor de mais liberdade e privacidade e, ainda, aumentar o convívio em família.
Culinária local
Colonizada pelos açorianos, a cidade de Bombinhas (SC) mantém as tradições por meio da arquitetura, de manifestações folclóricas e pela rica gastronomia à base de peixes e outros frutos do mar, como polvos, camarões e mariscos — não é à toa que os restaurantes da cidade são uma atração à parte.
Entre os principais estabelecimentos, podemos destacar o tradicional Berro d’Água e o charmoso César. Apesar de serem especializados em moquecas e caldeiradas, ambos os centros gastronômicos oferecem opções de carnes e aves.
Para quem quer fugir dos peixes, o Alquimista Burger é o lugar perfeito, já para aqueles que curtem uma refeição à beira-mar, o restaurante Olímpio é a opção mais indicada, assim como a irresistível Casa da Lagosta.
Como você pôde ver, o balneário catarinense de Bombinhas (SC) é um dos lugares mais incríveis e deslumbrantes do país. Suas inúmeras praias, atrativos turísticos e belezas naturais transformam a cidade em um dos principais destinos para quem deseja fugir da rotina e relaxar em um cenário paradisíaco.
E aí, curtiu conhecer os principais pontos turísticos de Bombinhas (SC)? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e inspire seus amigos a desvendar os encantos da cidade.
Acesse nosso site.
[rock-convert-pdf id=”1434″]